Evento na UFPR contra diversos tipos de violências (contra a mulher, LGBTfobia, racismo e xenofobia)

Fórum das Violências
A Coordenação de Políticas Sociais desde de junho do ano passado tem participado dos debates sobre ações de enfrentamento a todas as formas de violências ocorridas na Universidade Federal do Paraná.
Uma das iniciativas foi a constituição  do Fórum das Violências, um espaço plural e horizontal, formado por membros de coletivos estudantis; representantes de centros acadêmicos e do Diretório Central de Estudantes; membros de Núcleos de Pesquisa e de Programas/Projetos de Extensão e representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.
No ano de 2016 as reuniões serão retomadas no mês de abril e serão  realizadas mensalmente. São reuniões abertas a todos e por isso após o início das atividades divulgaremos um cronograma anual.
Com a finalidade de (re)pensar as ações institucionais de enfrentamento às violências no âmbito da UFPR compatível com os parâmetros nacionais e internacionais, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura na Universidade Federal do Paraná, por meio da Coordenação de Políticas Sociais tem a satisfação de convidá-los (as) para o seminário “Violências na UFPR: o que fazer?”

Este evento se propõe a dois objetivos:
a) qualificar as ações institucionais de enfrentamento as violências (contra a mulher, LGBTfobia, racismo e xenofobia);
b) reconstituir o Fórum de Enfrentamento às Violências.

O evento acontecerá no dia 16 de junho de 2016, das 09h às 18h30, em Curitiba, na sala 200 do Prédio Histórico da UFPR, localizado na·Praça Santos Andrade, 50.
A programação está dividida, conforme detalhamento abaixo:

Manhã:
09h00: Abertura :Prof.Dra. Deise Picanço (Pró-Reitora de Extensão e Cultura)
09h15: “Violências contra Mulher” – Experiências – representante da ONU Mulheres
10h15:”Violência LGBT” – Experiências – representante da Diretoria LGBT da Universidade Federal de Pernambuco
11h15: “Racismo” – Experiências UFSCAR
12h15 : Intervalo para almoço

Tarde:
13h30 : Viol̻ncias РPalestra com representante do Centro de Estudos em Seguran̤a P̼blica e Direitos Humanos
14h30: Violência contra a mulher- Representante do Núcleo de Gênero da UFPR e Coletivos Feministas da UFPR
15h15: lntervalo
15h30: RACISMO- Representante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR e Coletivo Frente Negra
16h30: LGBTFOBIA- Representante da Rede Div@ da UFPR e Coletivos LGBT da UFPR
17h30: PROEC – Profa. Dra. Deise Picanço – Pró Reitora de Extensão e Cultura Prof. Leandro Gorsdorf – Coordenador de Políticas Sociais/PROEC

A Coordenação de Políticas Sociais gostaria de convocar a PRIMEIRA reunião do Fórum das Violências neste ano de 2016.

Por isso a sua presença é imprescindível, seja você participantes de coletivos, grupos de pesquisa, programas e projetos extensionistas, representações acadêmicas estudantis.

Proposta de Pauta:

1. Memória das Atividades 2016
2. Proposta de Avaliação do Conte Conosco
3. Organização de Campanha Interna
4. Proposta de elaboração de material de orientação
5. Informes

Local: 14:30
Sala: 104 da Psicologia
Dia 07 de abril de 2016

O Instituto Avon, divulgou recentemente uma pesquisa sobre a Violência Contra a Mulher no Ambiente Universitário. A pesquisa foi realizada setembro e outubro de 2015, com universitários dos cursos de graduação e pós-graduação.

O ambiente universitário, que obrigatoriamente deveria ser apenas um espaço de interação e educação, virou um lugar de medo para a mulher. Locais e acessos mal iluminados, falta de segurança, exposição a comportamentos machistas e violência de gênero são fatores que foram determinantes para essa situação.

É verdade que violência pode vir de criminosos externos, mas não só deles. Colegas e professores, parceiros do cotidiano, podem ser protagonistas de violências que vão da desqualificação intelectual ao estupro. Essa percepção, muitas vezes, já gera a intimidação.

Para que se tenha noção de tamanho o medo das mulheres que frequentam o espaço universitário enfrentam, 42% já sentiram medo de sofrer violência no ambiente universitário, e 36% Já deixaram de fazer alguma atividade na universidade por medo de sofrer violência.

Racismo é crime