SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

Seleção para 8(*) bolsas de extensão em dois projetos:

1. OBSERVATÓRIO DA QUESTÃO AGRÃRIA NO PARANÃ

Coordenação:

Jorge Montenegro (Geografia/UFPR) Ângela Massumi Katuta (Geografia/UFPR Litoral)

Orientação:

Jorge Montenegro (Geografia/UFPR)

Vagas: até 2 bolsas

1. MAPEAMENTOS COMUNITÃRIOS EM EXPERIÊNCIAS DE R-EXISTÊNCIA

Coordenação:

Jorge Montenegro (Geografia/UFPR) e Marcos Alberto Torres (Geografia-UFPR)

Orientação:

Daniele Regina Pontes (Geomática/UFPR), Danilo Volochko (Geografia/UFPR) e José Ricardo Vargas de Faria (Transportes/UFPR)

Vagas: até 6 bolsas (**)

Carga horária semanal:

Bolsista: 12h    //     Voluntário: 8h

Vigência e valor das bolsas:

8 meses (01/05 a 31/12) – Valor a ser definido pelo COPLAD (em 2018 foi de R$ 400,00)

Síntese das atividades a serem realizadas pelas e pelos bolsistas:

1. OBSERVATÓRIO DA QUESTÃO AGRÃRIA NO PARANÃ

Buscar, propor e elaborar notícias relacionadas com a questão agrária no Paraná para o blog Observatório. da Questão Agrária no Paraná. Alimentar a base de dados de trabalhos acadêmicos sobre o tema. Analisar, elaborar e publicar dados e cartografias para o Atlas da Questão Agrária no Paraná. Organizar e participar dos eventos, trabalhos de campo, oficinas, cursos, etc. do projeto. Acompanhar a estruturação de um curso de especialização sobre as temáticas do projeto.

1. MAPEAMENTOS COMUNITÃRIOS EM EXPERIÊNCIAS DE R-EXISTÊNCIA

Colaborar (co-elaborar) em experiências de auto-mapeamento e de planejamento popular realizadas por povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais, estudantes e outros grupos sociais. Contribuir na organização de oficinas sobre mapeamentos comunitários em eventos acadêmicos ou de outro tipo. Participar na construção de uma cartografia diferenciada para o Atlas da Questão Agrária do Paraná. Apoiar a organização de eventos relacionados com a temática do projeto. Apoiar a estruturação de um curso de especialização sobre as temáticas do projeto.

Seleção:

14:30 h, projeto Observatório da Questão Agrária no Paraná;

16:30 h, projeto Mapeamentos comunitários em experiências de r-existência.

Local:

Sala do Coletivo ENCONTTRA (Centro Politécnico, Ed. JJ Bigarella, Sala 307)

(*) Em função do edital PROEC/UFPR n.º23/2018 a seleção de bolsistas será realizada previamente à distribuição final do número de bolsas, podendo cada orientadora ou orientador concorrer com, no máximo, dois planos de trabalho. Em resumo, os dois projetos contam com um orientadora e três orientadores, o que permitiria uma máximo de oito bolsas, caso todos os planos de trabalho sejam contemplados. O número definitivo está condicionado ao número total de bolsas aprovadas pelo COPLAD, bem como, à qualidade dos planos de trabalho de cada aluna ou aluno extensionista e ao curriculum lattes das e dos docentes.

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTAR AQUI: