UFPR suspende atividades acadêmicas até quarta-feira (30)

Jéssica Tokarski     28 de maio de 2018 – 13h12

As atividades acadêmicas na Universidade Federal do Paraná estão suspensas a partir desta segunda-feira (28) até a próxima quarta-feira (30). A decisão foi tomada nesta manhã, em reunião convocada pela Reitoria com a participação das Direções Setoriais. Os serviços administrativos e os considerados essenciais devem ser mantidos, de acordo com a autonomia e a avaliação dos Setores.

No comunicado expedido após a reunião, a Reitoria recomenda às chefias a tolerância com eventuais atrasos ou ausências e solicita à comunidade compreensão com eventual descontinuidade de serviços.

Abaixo a íntegra do comunicado:

COMUNICADO DE ORIENTAÇÃO GERAL DA UFPR

Em reunião realizada nesta segunda-feira (28), às 9 horas, convocada pela Reitoria da Universidade Federal do Paraná com a participação das Direções Setoriais, decidiu-se pela suspensão das atividades acadêmicas na UFPR a partir de hoje até o dia 30 de maio, e pela manutenção dos serviços administrativos e dos considerados essenciais,

definidos de acordo com a autonomia e avaliação dos Setores e com o funcionamento da instituição. Recomenda-se às chefias a tolerância com eventuais atrasos ou ausências e solicita-se à comunidade compreensão com eventual descontinuidade de serviços.

Esta decisão foi tomada após o diagnóstico feito pela Pró-Reitoria de Administração (PRA) em relação a expectativa de prazo mínimo de reestabelecimento da normalidade de funcionamento da UFPR, principalmente em relação ao abastecimento dos Restaurantes Universitários e do combustível para a frota dos ônibus InterCampi e InterPraias.

Nesta reunião, cada direção setorial apresentou a sua realidade, principalmente levando em conta as dificuldades e limitações de deslocamentos de estudantes e servidores. Assim foi possível a tomada de decisão da Administração Superior de forma a promover e respeitar as decisões colegiadas, em um exemplo de exercício da democracia de fato, com respeito às diversidades e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Esclarecemos que continuaremos com o acompanhamento diário da situação e manteremos a comunidade universitária e a sociedade informadas. Nova reunião de avaliação dos impactos da paralisação dos caminhoneiros e de seus efeitos na UFPR está agendada para sexta-feira (01 de junho). Enfim, normalizada a situação, a eventual necessidade de ajustes no calendário acadêmico será apreciada pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR.

Prof.ª Dr.ª Graciela Ines Bolzon de Muniz
Vice-reitora no exercício da Reitoria

Pró-reitores e Direções de Setor.