Matrículas abertas para a disciplina PROJETO DE VIDA E DE CARREIRA, disponível a estudantes de todos os cursos de graduação da UFPR

A disciplina Projeto de Vida e de Carreira, primeira disciplina transversal da graduação na UFPR, proposta e inspirada nas práticas do Projeto Sentido – Programa ConVIDA e em atividades de extensão e de estágio em psicologia que foram iniciadas há mais de 4 anos na UFPR, pela Profa. Lis Soboll e seus alunos. A iniciativa conta com o apoio da PROGRAD
Sem pré-requisitos e aberta a estudantes de graduação da UFPR, a disciplina visa oferecer um espaço de formação sócio-emocional aos estudantes da UFPR, dos mais diversos cursos de graduação, a partir da abordagem de 3 temas centrais: identidade, relacionamentos e escolhas na vida pessoal e profissional.
Composta por 60 horas de duração, distribuídas em 15 dias de aula, a interação entre os participantes é o ponto central do aprendizado o qual promete seguir os alunos por suas trajetórias de vida, a partir da conscientização e dos encontros significativos promovidos nesta oportunidade.
As aulas desta disciplina terão início no dia 18 de março, e acontecerão sempre às quartas-feiras, no período da tarde, das 13h30-17h30, no Centro Politécnico.
Por meio de práticas colaborativas e atividades vivenciais, as aulas serão conduzidas pela Profa. Lis Soboll, professora no Departamento de Psicologia, com contribuição eventual de outros professores e convidados.
Sumário dos Temas da disciplina “Projeto de Vida e de Carreiraâ€
  • Identidade: autoconhecimento; saúde emocional e valorização de vida; enfrentamento de crises; limites, valores e expectativas; reconhecimento da trajetória pessoal.
  • Relacionamentos: diagnóstico das relações na sociedade contemporânea; relacionamentos de referência e encontros significativos; comunicação; empatia; reconhecimento; conflitos e discriminação; cultura digital; redes e métodos colaborativos.
  • Escolhas na vida pessoal e profissional: processo de escolha, responsabilidade e consciência; presente, passado e futuro do trabalho; ferramentas para planejamento de vida e de carreira; metas de carreira; plano de ação; contratos de trabalho; empreendedorismo; desafios atuais no mundo do trabalho e nas profissões.
Matrículas Abertas !!!
Para fazer matrícula, o estudante deve preencher formulário próprio disponível em https://forms.gle/qFwCCwNLbXYYPq2r5
Obs.: A efetiva oferta da disciplina está condicionada ao número de inscritos – no mínimo, 40 alunos.