Nota de esclarecimento do Departamento de Geografia

Vimos esclarecer que a manifestação da “Carta de apoio da Coordenação do Curso de Geografia aos estudantes mobilizados no prédio Bigarella†reflete o posicionamento pessoal da coordenadora e vice-coordenador do Curso de Graduação em Geografia. O conteúdo da carta não tem a plena anuência do colegiado de curso nem da plenária departamental, uma vez que o assunto não foi tratado de modo coletivo nos devidos fóruns institucionais cabíveis.

Cabe destacar que, apesar da maioria dos docentes do Departamento de Geografia expressar concordância com as reivindicações no âmbito federal, de maior diálogo com a sociedade na implementação da MP 746/2016 que trata da reforma do ensino médio e da PEC 241/2016 atual 55/2016, desaprovam a ocupação do Edifício João José Bigarella, pois essa ação não permite o exercício pleno das atividades na UFPR, visto que impede o direito de livre acesso aos laboratórios científicos e didáticos, gabinetes, secretaria do Programa de Pós-Graduação e salas de aula.