DIVULGAÇÃO – Instituto Democracia Popular

Caras e caros,

O Projeto Cidadania e Território, organizado pelo Instituto Democracia Popular, está com inscrições abertas para o programa de voluntariado de 2023.

O Instituto Democracia Popular é uma organização da sociedade civil, com enfoque na assessoria jurídica popular de comunidades marcadas pela vulnerabilidade da posse nas periferias de Curitiba.

O projeto Cidadania e Território existe desde 2019 e tem por escopo oferecer aportes de saberes técnicos e políticos como instrumental para fortalecimento das lutas associativas pela terra na cidade e tem espaço para atuação multidisciplinar.

Em anexo consta uma apresentação mais ampla do projeto para que você possa se inteirar melhor.

Neste ano seguiremos com o acompanhamento e temos ações previstas nas comunidades Nova Primavera, Dona Cida, 29 de Março e Tiradentes (na CIC) e na comunidade Chacrinha/Vila Esperança (no Alto Boqueirão).

Dentro do planejamento estão previstas:

1. Promoção de capacitação de associação de moradores para gestão de aplicativos de cadastramento de moradores;

2. Elaboração de questionários conforme recortes das demandas das comunidades;

3. Mutirão de aplicação de cadastros junto às associações;

4. Elaboração de Estudos Técnicos relacionados à regularização fundiária;

5. Elaboração de estudos e teses jurídicas;

6. Elaboração de mapas e projetos de desenho urbano;

7. Processos de Cartografia Social;

8. Mutirões de construção;

9. Acompanhamento de reivindicações locais junto ao poder público.

Para os voluntários é fornecido certificação de horas de voluntariado.

Além do certificado, também incentivamos processos de pesquisa nas comunidades por parte dos integrantes. Desde seu início tivemos na trajetória do projeto participantes que desenvolveram pesquisas (TCC, mestrado, artigos) sobre as comunidades que acompanhamos e mesmo sobre a própria atuação do Cidadania e Território.

Para se inscrever, basta responder a esse formulário:  https://forms.gle/XrT52qPmCMMyBw1r7

Após as inscrições, convocaremos uma prosa, na sede do Instituto Democracia Popular, para uma conversa mais detida com os e as interessadas em compor o projeto.